artigos e notícias

Festivais europeus de cinema unem-se em defesa da Cinemateca do Brasil

Sede da Cinemateca Brasileira 2021
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Share on whatsapp

Matéria publicada no periódico português Jornal de Notícias (JN), 23.09.2021.

Nove festivais europeus de cinema, entre os quais de San Sebastian e de Veneza, assinaram uma carta pública de apoio à Cinemateca Brasileira e aos seus trabalhadores, e de crítica à “negligência” do governo federal do Brasil.

A carta pública, divulgada hoje, foi lançada pela direção do Festival de Cinema de San Sebastian, que decorre no País Basco, juntamente com a Cinemateca Basca e a Escola de Cinema Eliás Querejeta, exigindo a reabertura da Cinemateca Brasileira, paralisada há mais de um ano e que sofreu um incêndio em julho passado.

“O perigo pelo qual passa o património cinematográfico brasileiro não é um problema local, mas uma ameaça à cultura cinematográfica como um todo: Só com a colaboração e a solidariedade internacional entre festivais, cinematecas e instituições académicas é que se pode construir o presente e o futuro do cinema”, lê-se no documento divulgado.

Entre os signatários deste apelo público estão os diretores dos festivais de Veneza, Locarno, Karlovy Vary, Zurique, Vilnius, Sevilha, Huelva e Gijón.

Todos exigem a reabertura da Cinemateca Brasileira e compensações para os trabalhadores, e denunciam o estado de abandono provocado pela administração do presidente Jair Bolsonaro, pondo em causa a salvaguarda um património cultural e cinematográfico “de valor incalculável”, “um dos mais importantes da América Latina”.

O mais recente episódio da crise pela qual passa a Cinemateca Brasileira aconteceu em julho, quando um incêndio atingiu o edifício, em São Paulo, que alberga o maior arquivo cinematográfico da América do Sul.

Segundo informações dos ‘media’ brasileiros, entre os materiais armazenados e destruídos pelo fogo estavam cerca de quatro toneladas de documentos sobre a história do cinema do Brasil, equipamentos e parte do acervo do realizador Glauber Rocha.

Diversas personalidades do cinema brasileiro lamentaram as perdas para o património cinematográfico mundial e responsabilizaram o governo de Jair Bolsonaro, responsável pela gestão da cinemateca.

Em 2016, a cinemateca já tinha sido atingida por um incêndio que consumiu cerca de 500 obras fílmicas, e em 2020 sofreu uma inundação.

No início de agosto, também a Cinemateca Portuguesa se juntou ao movimento internacional de solidariedade, lamentando a “inédita e gravíssima situação de exceção imposta pelo Governo brasileiro”, que a impede de “funcionar e de cumprir as mais elementares funções de salvaguarda que lhe estão consignadas”.

Este mês, a Cinemateca Portuguesa iniciou um ciclo regular de cinema brasileiro, que só terminará quando os trabalhadores da Cinemateca Brasileira “puderem de novo regressar ao lugar e à missão que lhes compete”.

A Cinemateca Brasileira junta-se a uma longa lista de instituições e entidades culturais que têm sido alvo das chamas no Brasil, onde os cortes no orçamento na área da Cultura se intensificaram nos últimos anos.