preservação audiovisual
Ao longo de quase 60 anos, a SAC apoiou direta e indiretamente a Cinemateca Brasileira. Mas foi nas últimas três décadas que a entidade viabilizou grandes projetos relacionados à memória audiovisual, como o Censo Cinematográfico Brasileiro e os programas de restauração e digitalização de acervos.
Entre 2008 e 2012, o Programa de Preservação e Difusão de Acervos Audiovisuais, em parceria com o então Ministério da Cultura, impulsionou o aprimoramento técnico da Cinemateca e a formação de uma nova geração de técnicos especializados no campo da preservação audiovisual. Essas conquistas posicionaram a Cinemateca Brasileira entre os melhores arquivos de filmes do mundo. Os detalhes de cada projeto podem ser conferidos nos Relatórios Anuais da Cinemateca Brasileira.
projetos de preservação audiovisual
Plano de Trabalho V do Termo de Parceria MinC-SAC que viabilizou o desenvolvimento do repositório Banco de Conteúdos Culturais (BCC). Foram feitos investimentos para a expansão dos parques tecnológicos da Cinemateca Brasileira e do Centro Técnico Audiovisual, bem como para a formação de núcleos específicos de equipe em ambas as instituições. O projeto contou ainda com o apoio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) do Ministério da Ciência e Tecnologia. Entre 2009 e 2013, o BCC deu acesso a mais de 100 mil materiais, entre filmes de longa e curta-metragem; telenovelas, telerreportagens e roteiros da TV Tupi; coleção de fotografias e cartazes. O repositório, continuado pela gestões seguintes da Cinemateca, contribuía diretamente para o cumprimento da Meta 40 do Plano Nacional de Cultura.
Teve três edições no âmbito do Termo de Parceria MinC-SAC (Planos de Trabalho III, IX e XVI) e seu principal objetivo foi financiar as atividades correntes da Cinemateca, a partir de indicadores e metas específicos. Completavam o escopo do Programa: a organização de eventos de formação técnica e cultural; a edição de publicações especializadas; a aquisição de acervos privados de interesse público; e o apoio a diversos projetos do Ministério da Cultura ao redor do país. Por meio dos PPDs, a Cinemateca impulsou suas atividades finalísticas e foram adquiridos para a União os acervos: Atlântida, Vera Cruz, Canal 100, Goulart de Andrade, Glauber Rocha, Dulce Damasceno de Brito, Assis Ângelo e Norma Bengell.
O projeto teve duas edições financiadas pela Petrobras (2007 e 2009) e a seleção dos projetos era realizada através de chamada pública de alcance nacional. Os recursos permitiam a atualização tecnológica do Laboratório de Imagem e Som e a manutenção de profissionais em praticamente todos os núcleos técnicos da Cinemateca.
Na primeira edição (2007-2008) foram contempladas 18 propostas que totalizaram 14 longas e 228 curtas-metragens, produzidos entre as décadas de 1930 e 1970. Entre as obras recuperadas: longas de Mazzaropi e Fernando Coni Campos; Séries Veja Brasil e Águia de Fogo; curtas, cinejornais e filmes domésticos do Pará, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.
Entre 2009 e 2013 (segunda edição), o programa viabilizou a restauração de 8 longas e 8 curtas-metragens, realizados entre 1960 e 1992. Destaque para os curtas de Aloysio Raulino; e os longas Cabra marcado para morrer, de Eduardo Coutinho, e Xica da Silva, de Cacá Diegues. Em 2012, com aportes da SABESP o longa O grande momento, de Roberto Santos, foi também restaurado.
Projeto contemplado em 2011 na chamada pública do edital da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça “Marcas da Memória”, e que permitiu a restauração de dois curtas e dois longas-metragens relacionados à temática do Edital e que necessitavam de ações urgentes de conservação – Os anos passaram, de Peter Overbeck; Manhã cinzenta, de Olney São Paulo; Vozes do medo, de Roberto Santos; e Os Fuzis, de Ruy Guerra.
Parceria firmada com a ECA-USP, e que teve o patrocínio da FAPESP, para processamento e divulgação de uma parcela da coleção de fitas quadruplex da extinta TV TUPI, referente às telenovelas produzidas pela emissora. Os recursos viabilizaram a aquisição de infraestrutura específica para o processamento das mídias, tendo como resultado a digitalização e publicação no Banco de Conteúdos Culturais de 100 horas de teledramaturgia – 166 episódios de 41 telenovelas históricas.
O projeto foi contemplado pela edição 2006/2007 do Programa Petrobras Cultural, segmento Preservação e Memória – Memória das Artes. Ao longo de três anos, foi realizado o tratamento e a digitalização do acervo de fotografias da Cinemateca Brasileira. A iniciativa promoveu ainda exposição, seminários e workshops.
O projeto foi patrocinado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, com a finalidade de recuperar 9 filmes do cinegrafista Benedito Junqueira Duarte – Festa do divino em Nazaré Paulista; Lucas Nogueira Garcez; Vistas aéreas de São Paulo; São Paulo – vistas da cidade; A Metrópole de Anchieta; Viagem em redor de São Paulo; Parques infantis de São Paulo, Retificação do rio Tietê e Um Lençol de algodão.
Financiado pelo Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos, o projeto permitiu a digitalização e publicação na internet de cerca de 6 mil telerreportagens da TV Tupi produzidas na década de 1960.
Com patrocínio da Caixa Econômica Federal, foram restauradas 86 obras audiovisuais. Em 2009, foi lançado o box de DVDs com 27 títulos de filmes silenciosos em 5 DVDs, com trilhas sonoras compostas especialmente para o projeto.
O projeto teve o patrocínio da Transmissora Brasileira de Energia (TBE) para a recuperação e difusão (em DVD) de 18 cinejornais integrantes da coleção de nitratos da Cinemateca e cuja titularidade pertencia à Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), parceira da iniciativa.
O projeto, patrocinado pela Petrobras, teve dois grandes objetivos: a conclusão do Censo Cinematográfico Brasileiro, iniciado em 2001, e a criação do Sistema Brasileiro de Informações Audiovisuais (SiBIA).
O SiBIA foi uma rede de âmbito nacional que, entre 2005 e 2011, reuniu instituições detentoras de coleções audiovisuais, facilitando o intercâmbio técnico e as parcerias em torno de uma política comum de preservação.
Patrocinado pela BR Distribuidora, o projeto possibilitou a realização de diversas ações, entre elas: mapeamento de acervos cinematográficos ao redor do país; programas de formação técnica estendidos a profissionais de diversas instituições; análise e duplicação emergencial de obras do acervo da Cinemateca Brasileira e da Cinemateca do MAM-RJ; e consolidação da base de dados Filmografia Brasileira como principal referência de informações acerca da produção audiovisual nacional.