fundador da sac
Dante Ancona Lopez (São Paulo, 1909 – São Paulo, 1999) foi publicitário, radialista, programador e empresário cinematográfico. É reconhecido como o criador do conceito de cinema de arte na cidade de São Paulo e foi o fundador da Sociedade Amigos da Cinemateca (SAC).
Iniciou sua vida profissional no início dos anos 1930, como publicista de pautas cinematográficas. Na década de 1950, fundou a distribuidora Áurea Filmes e construiu o Cine Coral, espaço privilegiado ao filme de arte e que, em poucos anos, tornou-se referência para os cinéfilos paulistanos. Na década seguinte, Dante começou a colaborar com Fundação Cinemateca Brasileira na promoção de festivais. Em julho de 1962, ele concretizou a Sociedade Amigos da Cinemateca, a quem caberia impulsionar programações relacionadas à difusão da cultura cinematográfica e, paralelamente, alavancar recursos materiais para as atividades de preservação exercidas pela Fundação.
Dante foi o primeiro presidente e diretor da SAC. Graças à originalidade e às habilidades de articulação de seu fundador, a Sociedade Amigos da Cinemateca ocupa um singular espaço na história cultural da cidade de São Paulo.