quem somos

A Sociedade Amigos da Cinemateca (SAC), criada em 1962, tem como missão apoiar e fomentar o funcionamento da Cinemateca Brasileira de forma a contribuir para a defesa, conservação e promoção de seu acervo cinematográfico e audiovisual, de elevada relevância para o fortalecimento e desenvolvimento do patrimônio histórico, cultural e artístico nacional.

Nas últimas seis décadas, foram desenvolvidos projetos relacionados à infraestrutura da Cinemateca, enquanto equipamento cultural e museológico; à preservação de suas coleções fílmicas e documentais; e à difusão técnica e cultural no campo do audiovisual. De 2008 a 2021, a SAC atuou sob a qualificação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).

Por meio do Decreto nº 10.914, de 27 de dezembro de 2021, a SAC foi qualificada como Organização Social para a execução de atividades de guarda, preservação, documentação e difusão de acervo audiovisual da produção nacional. O Contrato de Gestão, com vigência de 05 anos, foi firmado com a Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, em 29 de dezembro de 2021.

Saiba mais sobre a trajetória da SAC