artigos e notícias

Cinemateca Brasileira: balanço do plano emergencial

Material resgatado do incêndio na Unidade Vila Leopoldina
Filmes resgatados do incêndio na Unidade Vila Leopoldina
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Share on whatsapp

A retomada da Cinemateca Brasileira vem acontecendo gradualmente, após 16 meses de fechamento e interrupção dos trabalhos da entidade. No dia 18 de outubro, a Sociedade Amigos da Cinemateca (SAC) venceu o Edital de Chamamento Público para assumir a gestão da instituição. No mês seguinte, firmou um contrato de doação com a Secretaria Nacional do Audiovisual (SNAv) para executar um plano emergencial, com fundos provenientes do Instituto Cultural Vale, e reconstituir o Conselho Consultivo da Cinemateca.

No dia 18 de novembro, 20 ex-funcionários da área técnica, que haviam sido demitidos pela antiga gestora, foram recontratados, como pessoas jurídicas, para assumirem seus postos nas áreas de documentação, difusão, preservação e laboratório.

É bom salientar que o longo período de paralisação do funcionamento da Cinemateca Brasileira, responsável pela preservação e difusão da produção audiovisual do país, provocou graves problemas, como os detectados nos equipamentos de restauro, digitalização e duplicação de filmes pela falta de uso e por vazamentos no telhado do laboratório.

Nas primeiras semanas do processo, a equipe técnica realizou uma força-tarefa para avaliar a situação do acervo e da infraestrutura tecnológica e predial da sede da instituição, localizada na Vila Clementino, para definição dos fluxos de trabalho passíveis de retomada imediata.

As análises realizadas nos espaços de trabalho e de guarda de materiais do acervo apontaram como preocupante a situação de infiltração de água de chuva no Galpão 4, resultando em marcas nas paredes, nos pisos, nos mobiliários e equipamentos. Houve uma tentativa de consertar o telhado antes da entrada da SAC, mas sem sucesso. Neste Galpão estão instalados, além do Laboratório de Imagem e Som, depósitos de coleções fílmicas e documentais, bem como as áreas técnicas de preservação, difusão e atendimento. Foi necessário um rearranjo temporário dos espaços para execução dos trabalhos emergenciais. Desde novembro, a SAC vem empenhando esforços em torno de um projeto para reparação do telhado do Galpão 4, com vistas à proteção dos núcleos ali instalados.

Os projetores de filmes das salas de exibição e da área externa estão com defeitos e as telas danificadas. Saídas de som e exaustores de ar também apresentam deficiências.

A coleção de filmes em suporte de nitrato de celulose, uma das mais frágeis e que demanda cuidado permanente, voltou a ser analisada e a equipe já constatou a deterioração de 25 rolos, que precisam ser duplicados imediatamente. Entre esses materiais, há títulos preciosos como As curas do professor Mozart, Veneza americana, documentários sobre a Revolução de 1932, Tecelagem Votorantim. A SAC elaborou, ainda, o projeto Nitratos da Cinemateca Brasileira – Preservação e Acesso – aprovado para captação via Lei Rouanet, em dezembro de 2021.

O jardim da Cinemateca que é usado pelos moradores do entorno apresentou seis árvores comprometidas por cupins que terão de ser removidas e substituídas por mudas. Essa operação está em curso, pois depende de aprovação e acompanhamento da Subprefeitura de Vila Mariana.

O Centro de Documentação e Pesquisa que engloba a Biblioteca Paulo Emílio Sales Gomes encontra-se relativamente em ordem e será reaberto ao público em fevereiro. Os sistemas de informação do acervo não fílmico foram recuperados e vem sendo atualizados pela equipe de pesquisadores e catalogadores. O processamento técnico do acervo documental também foi retomado.

Nesse período, foram realizadas reuniões com gestores públicos e representantes das principais empresas contratadas para serviços contínuos na Cinemateca, relacionados à segurança, limpeza, manutenção e climatização. Foram verificadas as condições de cada contrato, tendo em vista a operação do projeto emergencial e também a futura gestão da SAC, que foi reconhecida pelo governo federal como Organização Social apta a gerir a Cinemateca Brasileira pelos próximos cinco anos.

Mesmo com todo esse árduo e minucioso trabalho pela frente, a previsão de reabertura total da Cinemateca Brasileira ao público ocorrerá gradualmente e está prevista para o primeiro semestre deste ano. Enquanto isso, o Banco de Conteúdos Culturais, que disponibiliza mais de 10.000 itens online relacionados ao campo do audiovisual, já foi reativado pelo Ministério do Turismo e está em pleno funcionamento.

Em 27 de dezembro foi publicado o Decreto presidencial nº 10.914/21, qualificando a SAC como Organização Social e, no dia 29, foi então assinado o Contrato de Gestão com a Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

Unidade Cinemateca Brasileira-Vila Leopoldina

Somente em 30 de dezembro foi permitida a primeira visita técnica à unidade da Vila Leopoldina para averiguação das condições após o incêndio que atingiu o local no dia 29 de julho de 2021. Os depósitos climatizados que abrigavam materiais fílmicos e documentais estão totalmente destruídos, com cobertura temporária e precária. Parte do telhado original permanece sobre os escombros dos itens queimados, o que dificulta a identificação de possíveis materiais sobreviventes. O laudo do incêndio ainda não foi divulgado pelas autoridades competentes. Sem ele é impossível analisar as causas do sinistro, bem como avaliar a extensão das perdas.

Relatórios com propostas de medidas a serem adotadas pela União Federal, quando uma enchente inundou o espaço em fevereiro de 2020, haviam sido encaminhados pela Cinemateca. No entanto, na recente visita técnica, constatou-se um acúmulo de danos oriundos da enchente e do incêndio, numa combinação muito desfavorável ao resgate do material sobrevivente. A SAC, por sua vez, iniciou tratativas junto à Defesa Civil e representantes do governo sobre o imóvel da Vila Leopoldina e os materiais ali armazenados, bem como autorizações para entrada, movimentação e transferência imediata de itens.

Resumo das ações realizadas até o momento:

  • Levantamento de orçamentos para o projeto técnico e para a obra no telhado do Galpão 4.
  • Retomada da inspeção regular do estado físico/químico dos filmes constantes da Coleção Nitrato.
  • Enumeração de pendências dos contratos continuados, e os devidos encaminhamentos (orçamentos, priorizações etc.).
  • Articulação junto à prefeitura e à Defesa Civil para desinterdição do imóvel da Vila Leopoldina.
  • Estudos e orçamentos para a transferência de acervo e bens relevantes do imóvel da Vila Leopoldina.
  • Encaminhamento técnico dos materiais fílmicos e documentais transferidos pelo Corpo de Bombeiros da unidade incendiada da Vila Leopoldina para a sede da Cinemateca.
  • Mapeamento das manutenções necessárias na área técnica para retomada dos demais fluxos de trabalho (Difusão, Laboratório, TI, entre outros).
  • Retomada dos atendimentos relacionados ao acervo, a partir de lista de prioridades encaminhada pela SNAv e de outras surgidas nesse processo de recuperação.
  • Retomada das redes sociais oficiais da Cinemateca Brasileira.
  • Medidas administrativas para retomada do site da Cinemateca Brasileira, atualmente inacessível para manutenção e atualização.
  • Prospecção de apoiadores para execução das medidas emergenciais, como as listadas aqui.
  • Elaboração do Regulamento de Compras, Contratação de Serviço, Locação e Chamada de Preços; Manual de Recursos Humanos e Plano de Cargos, Salários e Benefícios.