Sobre a SAC

+ Conselho da SAC
+ Expediente
+ Relatórios e Certidões

A Sociedade Amigos da Cinemateca - SAC, entidade civil sem fins lucrativos, foi criada em 1962 com o objetivo de desenvolver ações de apoio à Cinemateca Brasileira. Desde então, sua atuação tem sido abrangente, direcionada para a difusão da cultura cinematográfica e audiovisual e para a viabilização de projetos para o desenvolvimento das atividades primordiais da Cinemateca.

Nos últimos anos, com seu apoio decisivo na captação de recursos e gestão de programas e projetos, a Cinemateca Brasileira realizou diversas ações como mostras, cursos, debates, exposições, produção e edição de livros, e restauração de obras cinematográficas brasileiras.

O papel desempenhado pela SAC é estratégico e fundamental para a Cinemateca Brasileira, cuja responsabilidade no cenário cultural nacional só pode ser cumprida com a conjunção de esforços governamentais - nos seus níveis municipal, estadual e federal - de instituições de fomento à pesquisa e do decisivo apoio da iniciativa privada.

Essa mobilização contínua já demonstrou sua eficiência, como pode ser constatado nas obras de restauração dos edifícios tombados da Cinemateca Brasileira; na construção de espaços como a Sala Cinemateca Petrobras em 1998, a Sala Cinemateca BNDES em 2007, os arquivos climatizados para a preservação de filmes em 2001 e o Centro de Documentação e Pesquisa em 2002.

O apoio da SAC tem sido essencial também para a realização de projetos de grande envergadura na área museológica e arquivística, como o Censo Cinematográfico Brasileiro; nos programas de restauração e digitalização de acervos, como o Banco de Conteúdos Culturais, e na modernização tecnológica que tem propiciado nível de excelência em preservação e acesso ao audiovisual brasileiro.


Estatuto Social SAC 2008